5 séries espetaculares que todo marqueteiro precisa maratonar

Depois do post “Como fazer marketing? 7 filmes incríveis dão dicas valiosas”, chegou a hora de falar das séries que dão muitas luzes para profissionais do marketing digital.

Que tal aproveitar o fim de semana para maratonar seriados legais sobre marketing e depois render o assunto no happy hour com amigos da profissão?

Confira 5 séries que todo marqueteiro ou publicitário precisa assistir – se ainda não assistiu!

1. Mad Men

Criada por Matthew Weiner, a séria aborda o cotidiano de uma agência de publicidade na Nova York dos anos 60, os “anos dourado da publicidade”.

Em “Mad Men”, o destaque vai para o Don Draper, personagem vivido por John Hamm. A série mostra a vida pessoal do diretor de arte e suas estratégias em campanhas publicitárias.

Os prêmios de “Mad Men” – 16 Emmys, 5 Globos de Ouro e outros reconhecimentos – mostram que o seriado é mesmo essencial para quem trabalha com marketing ou publicidade. Os episódios visitam conceitos básicos – aqueles que as universidades ainda ensinam -, mas também revelam as mudanças que aconteceram na área em 50 anos.

2. Sense 8

“Sense 8” é uma ficção cientifica que conquistou os fãs de séries pelo mundo. A história faz conexão de oito pessoas que vivem em países diferentes, mas que compartilham sentimentos e habilidades, ao mesmo tempo em que fogem de uma facção.

A série não aborda temas ligados ao marketing ou à publicidade, mas traz lições que podem ser aplicadas nas duas áreas. “Sense 8” expõe a importância das relações humanas e como a empatia é fundamental para que os personagens entendam as necessidades de cada um.

Para o marketing, podemos tirar a lição: é imprescindível que um marqueteiro compreenda também as necessidades e desejos das personas que serão foco das suas estratégias de marketing. É a partir daí que será estabelecida uma boa comunicação com elas.

3. Game Of Thrones

A série que agitou as redes sociais é mais um dica para profissionais do marketing. Na história, o poder dos Sete Reinos de Westeros está no centro do enredo. Além da luta pelo trono, a série cativa o espectador pelos mistérios do White Walkers, que ameaçam o mundo com a chegada do inverno.

“Game Of Thrones” tem muito a ensinar sobre marketing. Uma frase de um personagem confirma a ideia: “O poder está onde as pessoas acreditam que o poder está”. Em uma estratégia com técnicas de branding, por exemplo, é essencial que o público tenha uma imagem de credibilidade sobre a marca.

Como atingir resultados se o consumidor não acreditar no poder da sua campanha?

4. The Crazy Ones

A agência de publicidade Roberts & Roberts é o cenário principal da série “The Crazy Ones”. Os episódios apresentam Simon Roberts (Robin Williams) e sua filha Sydney Roberts (Sarah Michelle Gellar).

Pai e filha são bem diferentes. Enquanto Simon faz uma linha mais maluca e é cheio de ideias excêntricas, Sydney tem um perfil mais focado e organizado.

A série aponta para uma competência importantíssima para um marqueteiro: a criatividade. Além disso, sugere que é primordial ter traquejo para trabalhar em equipe, com cabeças que pensam diferente, e ensina que um marqueteiro precisa ser excêntrico, mas que também é valoroso manter o foco e organização para atingir resultados positivos.

5. Trust Me

“Trust Me” é a quinta série que todo marqueteiro precisa maratonar. Profissionais de um time de marketing em Chicago (EUA) se veem envolvidos em agitações na vida pessoal e profissional.

No centro da narrativa estão Mason e Conner, que são grandes amigos até que apenas um dele recebe uma promoção.

Sabemos que o dia a dia de um profissional de marketing pode ser bem tenso. Alguns trabalhos exigem mais que outros, e essa parte pode prejudicar a vida pessoal.

No caso de Mason, que é diretor de criação, o volume de trabalho acarretou problemas no casamento. Do outro lado, Conner, que é um copywriter, deixa que problemas pessoas afetem a vida profissional.

O que marqueteiros podem aprender com “Trust Me”? Que é preciso lidar com o estresse do dia a dia. E que é necessário inteligência emocional para lidar com essa questão, sem deixar que o cotidiano estressante não resulte em novos problemas em outros meios aos quais fazemos parte.

Quais são outras séries que você indicaria para os amigos marqueteiros? Comente!