Saiba o que os usuários esperam das marcas no Instagram

Um levantamento feito pelo Instagram, em parceria com o Instituto Ipsos, empresa de pesquisa e de inteligência de mercado, revelou o que os usuários esperam das marcas no na rede social. O estudo – “Como o Instagram está aproximando pessoas e marcas como nunca antes” – entrevistou 21.000 usuários, todos com 18 anos ou mais, em 13 países.

Atualmente, o Instagram contabiliza um bilhão de contas ativas por mês. São perfis de influenciadores, organizações, celebridades, marcas e até mesmo animais de estimação entram na lista dos instagrammers. De acordo com a plataforma, 25 milhões de negócios se conectam diariamente com os diferentes perfis e interesses.

A pesquisa mapeou como os usuários usam a rede social durante o caminho para a compra e como gostam de interagir com as marcas. Confira!

Jornada de compra

O resultado mostrou que a maioria dos usuários que compra pela plataforma também utiliza a rede social durante toda realização da compra. Em números, 85% disseram que descobrem novos produtos. Já 84% afirmaram que realizam pesquisas de produtos e serviços, e 83% têm o Instagram como determinante na decisão para a compra.

Parte dos entrevistados fez outras revelações: 63% dizem que usam mais a plataforma atualmente do que há um ano. Desses, 55% dizem que querem usar ainda mais. E 92% deles têm um perfil na rede social para seguir interesses e paixões, tornando o Instagram um ambiente de grandes oportunidades para negócios de diversos setores.

Conteúdo das marcas

Acompanhar marcas é um dos principais motivos da presença de usuários no Instagram, de acordo com 73% dos entrevistados, que também apontaram o conteúdo como fator principal para seguir uma marca na rede social. Conteúdos criativos estão na expectativa de 62% dos usuários; para 58%, é importante que seja divertido; já 57% esperam conteúdos mais autênticos.

Por que seguir marcas?

Criatividade é o requisito que mais dá visibilidade para marcas no Instagram e o mais esperado por usuários. Dentro desse contexto, vale ressaltar a importância do Stories em divulgações e como ferramenta que possibilita índices consideráveis de alcance e de influência. O formato ganhará mais força em 2019.

A pesquisa da Ipsos mostrou que as marcas presentes no Instagram são vistas como criativas (83%), divertidas (82%), populares (82%) e relevantes (80%). Com base nesses números, fica claro que a entrega de um conteúdo interessante é primordial para chamar atenção do público.