Saiba como funciona a ordem de visualização dos Stories

Por que será que tal seguidor aparece sempre em primeiro lugar na lista de visualização dos Stories do Instagram, e seu amigo aparece bem depois? Quem nunca teve essa curiosidade? Muito se pergunta como funciona a ordem de visualização e qual é o critério que a rede social usa para mostrar quem está acompanhando as publicações.

O site The Verge bateu um papo com o líder de produto do Instagram, Julian Gutman, e chegou a algumas respostas. Ele não foi tão especifico, mas deu algumas dicas sobre as visualizações. Confira!

Os stalkers estão no topo das visualizações?

Sabemos que você fica feliz quando vê que o (a) crush sempre está em primeiro lugar na lista de visualizações. Aliás, esse é um ponto bem comentado. Muitos usuários relatam que perfis de ex-namorados são os que mais aparecem em destaque.

Alguns fóruns e grupos de pessoas que trabalham com o Instagram já especularam que os primeiros da ordem de visualizações seriam os grandes stalkers do nosso perfil. No entanto, testes nunca conseguiram provar cem por cento a teoria, até porque a disposição de visualização muda diversas vezes.

O site Postgrain também fez uma avaliação para investigar a ideia. A equipe criou uma conta fake e escolheu dois perfis reais para visitar, sem grandes interações, durante um mês. Mas… não conseguiu provar que os stalkers apareciam em primeiro lugar. E foi justamente o que Julian Gutman confirmou ao The Verge: usuários que aparecem no topo da lista não são os que mais stalkeiam o seu perfil.

Aí vem mais uma dúvida: como é criada essa ordem? Segundo o representante do Instagram, três fatores são importantes. São eles:

1. Com quem você interage mais

A ordem de visualização, na verdade, pode mostrar usuários que você está stalkeando mais, e não o contrário, como é especulado. Parece que o jogo virou, não é mesmo? Se o (a) crush está sempre no topo da visualização, significa que você acessa muito o perfil dele (a), e o Instagram entende que notícias da tal pessoa sejam prioridades para você.

Julian Gutman não confirmou com todas as letras quais são as interações que a plataforma leva em consideração, mas é provável que visitas ao perfil, likes, comentários ou troca de mensagens diretas sejam os pontos que levam o algoritmo do Instagram a mostrar perfis no topo da sua lista de visualizações.

2. O Instagram está de olho no seu Facebook

Outro assunto que surgiu nos fóruns: o Instagram utiliza informações das nossas relações e ações no Facebook. É comum usuários comentarem que namorados que não utilizam muito o Instagram aparecem em primeiro lugar na lista de visualizações dos Stories. Por que isso acontece? Porque o Instagram buscou informações no Facebook e descobriu que as duas pessoas namoram. Aí vem a questão da prioridade novamente: a plataforma entende que os usuários querem ver o conteúdo um do outro com prioridade. O algoritmo do Instagram busca nossas ações fora da plataforma e replica as mesmas experiências no aplicativo.

3. Acesso às visualizações

Já perceberam que a lista de quem viu seus Stories muda várias vezes ao dia? Isso acontece porque você acessa à lista com bastante frequência, e o algoritmo do Instagram faz essa alteração para sugerir contato com outras pessoas, segundo contou Julian Gutman.

De acordo com o líder do Instagram, a rede social quer levar você a interagir de outras formas e a viver novas experiências.

O Instagram conhece seus segredos

Perceberam que a plataforma não abre o jogo completamente sobre como o algoritmo funciona, mas compreenderam também que o aplicativo sabe tudo sobre a sua vida, conhece seus segredos, interesses e, claro, as pessoas que a você adora stalkear?

O que você tem a dizer sobre a lista de visualizações nos Stories? Você tem alguma teoria também? Compartilhe com a gente!