Quer ser digital influencer? Confira 5 dicas para o sucesso

Cada vez mais as marcas estão preocupadas em alcançar influência nas redes sociais. A meta é atingir impactos positivos e aumentar resultados. O Instagram é uma das plataformas mais visadas para as estratégias. Afinal, só no Brasil, a rede tem 50 milhões de perfis –  o país ocupa o 2º lugar no ranking de usuários ativos, e 800 milhões no mundo todo.

E os números não param por aí: as contas comerciais saltaram de 1,6 para 8 milhões. Que tal aproveitar este cenário para se dar bem na plataforma?

Para que a sua estratégia de marketing digital seja eficiente, é preciso conquistar usuários qualificados e reconhecimento.

Entenda mais sobre o que é ser um influenciador digital e confira 5 dicas para o sucesso!

O que é um digital influencer?

O termo “digital influencer” é usado para classificar pessoas que se aproximam de um número significativo de seguidores nas redes sociais. Seja no Facebook, Twitter, YouTube ou no Instagram, os influenciadores digitais falam com milhares – e até milhões! – de pessoas por meio de conteúdos, além de receberem inúmeras interações, como likes, compartilhamentos e replies (respostas aos posts).

Os perfis podem ser pessoal ou comercial e abrangem diversas áreas, como moda, esporte,  lojas e uma diversidade de marcas.

Por que se tornar um influenciador digital?

Em primeiro lugar, para chegar a esse patamar, é importante ganhar reconhecimento e oferecer conteúdo relevante e de qualidade. O ideal é conquistar qualificação de forma orgânica (sem anúncios pagos) em táticas de divulgação.

A autoridade e boas consequências são alcançadas pelo número de seguidores e engajamentos. Depois é a hora de colher os frutos: fidelização de clientes e mais conversões.

Listamos 3 vantagens de ser um de ser um digital influencer:

Interação

Você sabia que aproximadamente 80% dos usuários interagem com pelo menos um perfil comercial por dia? Isso significa que essas pessoas se relacionam e têm interesse pelos conteúdos de suas marcas preferidas.

Engajamento

O Instagram atingiu um resultado 10 vezes maior de engajamento do que o Facebook e 84 vezes a mais do que o Twitter. O dado comprova que usuários visualizam e curtem muito mais do que nas demais redes sociais. Para um influenciador, esses dados impulsionam qualquer resultado.

Relacionamento

Uma boa estratégia de marketing de relacionamento é ferramenta importante para influenciar. Portanto, a dica é: relacione-se bem com os seguidores e potenciais clientes, para fidelizá-los e, portanto, ganhar reputação no mercado.

Estratégia e bom trabalho são essenciais para se tornar uma influência no Instagram. Confira 5 dicas!

5 dicas de como ser um influenciador digital no Instagram

As dicas que listamos abaixo norteiam empresas e blog pessoais. Se você ainda não sabe por onde começar, atente-se para as sugestões.

1. Escolha um segmento

Qual parte do mercado você quer conquistar e atender? A escolha do segmento é importante para definir com quem você vai falar. Depois fica mais fácil pensar na linguagem que vai adotar e na produção do conteúdo.

2. Valorize suas competências

Do que você entende bem? É importante pensar em conteúdo que faça parte do seu repertório. Jamais tente abordar temas aos quais você não domina. Como atrair e fidelizar seguidores ao oferecer posts com assunto superficiais e que não acrescentam ao seu público? É impossível.

3. Produza conteúdo de qualidade

Este é um dos passos mais importantes para se tornar um digital influencer. Após definir linguagem e demarcar habilidades nos assuntos que serão abordados, produza conteúdos úteis e compartilháveis.

4. Atente-se às regras do algoritmo

As postagens no Instagram não aparecem mais na ordem cronológica. Agora, o feed é conduzido por um algoritmo que determina a sequência das publicações ao levar em conta as seguintes avaliações:

– qual é a proximidade da pessoa que fez a publicação (família/amigos)?

– qual é o grau de interação do usuário com a pessoa ou marca que publicou?

– qual é o tempo médio que o usuário permanece online?

O algoritmo também cruza dados com o Facebook para saber os interesses dos usuários.

Para que suas publicações recebam mais interações, vale reforçar a dica 3 aqui: produza bons conteúdos. Assim será fácil estar qualificado e bem posicionado para os seguidores.

5. Trabalhe com automação no Instagram

Para esta etapa, o ideal é contratar uma plataforma para profissionalizar a gestão da conta influenciadora, seja ela pessoal ou comercial. Plataformas como Postgrain, mLabs e outras contemplam relatórios que mencionam atração de clientes, volume de engajamento, análise de desempenhos e resultados. Empresas de automação, como agências de marketing, também trabalham auxiliam a aumentar de forma orgânica o seu número de seguidores qualificados.

Algumas pessoas optam por comprar seguidores, por isso vale mais uma informação aqui: seguidores comprados não terão interesse pelo seu conteúdo e não ajudarão no engajamento.

Gostou das nossas dicas? Temos mais – e envolvem diversão também! Confira o post “Como fazer marketing? 7 filmes incríveis dão dicas valiosas” e obtenha ainda mais sucesso como digital influencer!