O que é Sarahah?

Se você estava conectado em alguma das suas redes sociais nessas últimas semanas, se deparou com um termo novo rolando por ai: Sarahah. Mas, afinal, o que é isso?

Sarahah é um aplicativo, que foi criado por um desenvolvedor da Arábia Saudita, Zain al-Abidin Tawfiq, o que explica o nome – “Sarahah” é uma palavra árabe que remete a “franqueza” e “honestidade”. Foi criado em fevereiro, mas somente há algumas semanas se tornou uma febre aqui pelo Brasil.

É uma rede social que tem como princípio “trabalhar” a honestidade. Através dele, as pessoas podem te mandar mensagens anônimas. Inicialmente foi criado para ter um feedback sincero no meio corporativo, em que colegas de trabalho poderiam falar e passar “críticas construtivas”, sem sofrer retaliações.

Porém, depois da descoberta pelo lado ocidental, esse aplicativo acabou tendo sua função original alterada. Os cadastrados tem divulgado seus nomes de usuário em redes como o Snapchat ou Instagram e, a partir de então passaram a receber perguntas anônimas de amigos e conhecidos.

Sucesso em diversos países, o Sarahah ocupa a primeira posição entre os apps grátis mais baixados no iPhone no Brasil, Estados Unidos e outros países.

Essa ferramenta foi desenvolvida especialmente para ser utilizada em apps mobile, Android e iOS, mas existe uma versão web para você usar no navegador do PC, caso não queira ter mais um aplicativo no smartphone ou não esteja a fim de digitar em uma tela pequena.

O Sarahah tem uma função que remente ao Ask.FM, pois não é possível responder a questão através do próprio aplicativo, o que vem acontecendo são os usuários usando suas outras redes sociais para divulgar suas respostas.

Como mencionado acima, o app não é o primeiro a explorar o envio de mensagens anônimas. Além do Ask.FM, também existia o Secret, que foi descontinuado há alguns anos, justamente por ser considerado uma ferramenta que estimulava o bullying virtual.

Logo da nova rede social de envio de perguntas anônimas, Sarahah

Quais os riscos de se aventurar pelo Sarahah?

Por ser uma ferramenta de envio de perguntas de forma anônima, o Sarahah pode ser um campo fértil para a disseminação do ódio. Pense comigo, se as redes sociais, que possuem a obrigatoriedade de identificação, já são povoados por ataques hostis, imagina o que pensar de um aplicativo que tem como principal característica o anonimato.

Então você pode estar se perguntando: devo ou não instalar o Sarahah? A minha dica é que você tenha em mente que poderá ser atacado pela internet. Se você abre um canal que possibilita as pessoas se comunicarem com você, de forma anônima e sem qualquer responsabilidade sobre o conteúdo é melhor que você esteja preparado para ler os mais diversos absurdos. Caso contrário, o que poderia ser uma brincadeira divertida pode acabar se tornando um grande transtorno.

O aplicativo e o site contam com ferramentas para denunciar comentários impróprios, mas parece que pouco pode ser feito de fato além de se sinalizar uma mensagem ofensiva, mesmo em casos mais graves envolvendo preconceito racial ou ameaças de morte.

Se a sua curiosidade for maior que o receio, se jogue no Sarahah e conte pra gente o que você achou!

Até mais,