Marketing no Linkedin: passo a passo para atingir o seu público-alvo

O propósito do LinkedIn é conectar profissionais do mundo todo. A rede já conquistou 500 milhões de usuários em 200 países. Desse número, 45 milhões são brasileiros. Sobre a atuação, 40% checam a rede todos os dias, e estima-se que um em cada três profissionais tenham perfil no LinkedIn.

A plataforma também é utilizada por 49% dos tomadores de decisão das empresas, o que comprova que a rede social tem bom engajamento profissional e que, portanto, não pode ser ignorada pela sua marca ou negócio.

Pensando nisso, reunimos algumas dicas para ajudar você a se destacar na rede social que tem presença mundial. Confira!

1. Saiba mais sobre o seu prospecto

Para começar a aproveitar as ferramentas do LinkedIn, é preciso ter em mente que a sua estratégia tem que dialogar com o intuito da rede social, que é o de atingir networking profissional. O seu conteúdo também deve ter esse direcionamento, para que a sua marca faça uma divulgação efetiva tanto para nichos B2B quanto para outros públicos. A dica inicial é: faça uma pesquisa para investigar se o seu prospecto está no LinkedIn.

2. Crie uma página otimizada

Não basta apenas criar um perfil no LinkedIn. É necessário encorpá-lo com informações que vão fortificar a sua presença na rede social. Por isso que a sua página deve ser otimizada com dados como: nome, descrição, grupos a que pertence, tipo de empresa, dimensão, site, setor, ano de fundação e contatos dos locais onde está presente). Além disso, faça uma imagem de capa (com 646 x 220px) e adicione uma foto de perfil com boa qualidade.

3. Explore as Showcase Pages

Showcases Pages são páginas de demonstração. Extensão da página principal da marca ou negócio, elas são úteis para apresentar produtos e serviços como promoções, liquidação, lançamentos e etc.

Além disso, as showcases pages estimulam um relacionamento B2B com profissionais da área ou com empresas parceiras. Vale também utilizá-las para a criação de um canal de comunicação para que seu público-alvo crie interesse pela sua marca por meio de conteúdo.

De acordo com pesquisa do Hubspot, no LinkedIn, a taxa de conversão de visitante para lead é de 2,47% – três vezes maior que a do Twitter e a do Facebook. E as showcases page podem ajudar na geração de leads. Portanto, explore essa ferramenta!

4. Invista no LinkedIn Ads

Na hora de divulgar seus produtos, o Ads (anúncios pagos) pode ajudar na sua estratégia. A ferramenta permite segmentar o público por sexo, idade escolaridade, profissão, grupos que participa, empresa e cargo de ocupação. Além de garantir foco na comunicação, oferece bons retornos sobre o investimento. Ao contrário do Google Ads, que trabalha com o marketing de busca, o recurso de estratégia do LinkedIn Ads é o marketing de display – ou seja, um anúncio com mais elementos é exibido em uma página web de destino.

5. Produza bons conteúdos

Conteúdo é um item importante para fortalecer o seu negócio no LinkedIn. Com base nas suas pesquisas, faça produções que vá de encontro aos problemas do seu público – e dê-lhes a solução! O importante não é introduzir uma venda, mas sim apresentar uma utilidade educativa, para que o seu conteúdo se torne inesquecível para quem acessá-lo.

6. Interaja com o seu público

Estabelecer relacionamentos é importante para a sua estratégia no LinkedIn. A presença da sua marca só será efetiva caso você mantenha contato com seguidores e participe de grupos específicos. Essas atuações são importantes, ainda de que forma menos intensa, para que a sua marca seja lembrada e transmita credibilidade ao público-alvo.

Gostou no nosso artigo? Siga a Brain Connection no LinkedIn e fique por dentre de outras dicas sobre redes sociais!