Instagram Stories: aumente a interação com 5 dicas fáceis

Já falamos por aqui que o Stories é a grande promessa para 2019. Cada vez mais, a ferramenta do Instagram oferece possibilidades para marcas. Afinal, perfis comerciais atingem até 30% mais visualizações que contas pessoais. Além do alcance, o recurso oferece outras vantagens, como rapidez, que fortalece a credibilidade e imagem da marca, e influência, que incentiva conhecimento sobre produtos ou serviços.

Diante de tudo isso, vale ficar de olho em todas oportunidades de se aproximar de seguidores. Lembrando que, em primeiro lugar, é preciso ter estratégia, para depois criar conteúdos leves e descontraídos que vão chamar atenção do seu público.

Reunimos 5 dicas fáceis e eficientes para ajudar você a aproveitar mais o Stories do Instagram. Confira!

1. Responda às menções

Como você se sente ao fazer contato com alguém ou até mesmo com uma marca e ser correspondido? A resposta é óbvia, não? É claro que essa interação é satisfatória. Pois é assim que você deve pensar quando alguém mencionar a sua marca. A dica inicial é: responda a todas menções! Deixar o seu público no vácuo é atestado de não se importar com a dedicação da pessoa que se propôs interagir com o seu perfil.

Além de responder, compartilhe essa interação nos Stories e mostre valor na citação da sua marca.

Em casos de menções com críticas negativas, proponha-se a entendê-las e elabores uma resposta também.

2. Faça enquetes

Se antes era necessária uma pesquisa mais demorada para entender o que se passa na mente do seu público, com as enquetes do Stories ficou mais fácil – e divertido!

Para começar a explorar o recurso, basta selecionar a opção “Enquete” nos stickers. Crie uma pergunta, defina duas opções de respostas – as padrões são “sim” e “não”, porém são editáveis.

Outra alternativa é usar o emoji deslizável, que mostra respostas em percentuais. E é muito fácil utilizá-lo também: crie uma pergunta e escolha o emoji que o seu público deslizará para responder à pergunta.

E pergunta é o que não falta: questione se o seu público gostou de algum lançamento, de um novo layout do seu site ou até mesmo se o seu conteúdo está agradando.

Para inspiração: veja como a HubSpot explora enquetes e emojis deslizáveis:

3. Compartilhe perguntas e interações

O recurso dá espaço e voz para o seu público. Com esse sticker, você lança a oportunidade de receber perguntas e, depois, pode compartilhá-las com as suas respostas.

Além do aumento com interações, a ferramenta mostrará quais são as expectativas dos seus seguidores sobre a sua marca. E mais: o campo é customizável, ou seja, fique livre para perguntar o que quiser!

Um bom exemplo vem do perfil do Mailchimp. No início de 2019, a plataforma de automação pediu aos seguidores conselhos sobre negócios para pequenos parceiros que fazem parte do seu público. Em seguida, compartilhou as melhores respostas. Veja abaixo.

4. Reposte menções

Você pode falar bem da sua marca nos Stories, mas se usuários fizerem isso, melhor ainda. E aí é hora de aproveitar esses feedbacks positivos: compartilhe essas menções!

Outras oportunidades não devem ser descartadas, como um cliente elogiando o seu produto, posts de funcionários da sua empresa ou até mesmo publicações de parceiros, que ganhariam status de influenciadores digitais do seu negócio.

O perfil da Méliuz é uma inspiração: nos destaques dos Stories, a startup de cupons de descontos reservou um espaço para publicações que citam o perfil.

5. Alcance mais pessoas com stickers de localização e hashtags

Os stickers de localização e de hashtags possibilitam que suas publicações apareçam nas buscas de usuários. Além de alcançar mais pessoas e gerar mais visualizações, o seu perfil vai bombar nas interações.

Vale, também, criar hashtags para identificar o seu produto ou campanha. Mas não esqueça de estimular seus seguidores a utilizá-las. Depois, compartilhe todas!

Percebeu que o Stories é um canal de relacionamento mais profundo e humanizado com o seu público? Como você está utilizando a ferramenta? Responda compartilhando esse artigo nas suas redes sociais!