Instagram Analytics: entenda e aprenda a usar em passos simples

Mensurar dados é uma etapa importante em uma estratégia de marketing digital. Aí, a gente pensa: “poxa, envolve números e parece muito complicado.” Sim, os números são indicativos essenciais, e, não, não existe esse bicho de sete cabeças como possa parecer.

Toda rede social tem ferramentas próprias para análises: Facebook Insights, Twitter Analytics, LinkedIn Page Analytics, YouTube Analytics, entre outras. Já o Instagram Analytics é a plataforma que mostra os resultados no próprio Instagram. Rápido e eficiente, é tudo que todo gestor de mídias sociais pediu e foi atendido!

Para ajudar você a se dar bem nos relatórios, explicaremos o que é a ferramenta, como acessá-la e entender cada seção e números. Assim, você não se sentirá em um episódio da série “Perdidos no Espaço”. Preparado para bombar no Instagram?

O que é o Instagram Analytics?

A ferramenta é super útil e revela dados da performance de perfis empresariais no aplicativo. O objetivo dos direcionamentos é inspirar, levantar novas ideias e apontar ajustes nas ações. Ou seja, o Instagram Analytics é como se fosse um mapa que vai direcionar os melhores caminhos para as suas estratégias.

Agora que você já é o verdadeiro Jack Sparrow do Instagram, bora desbravar tudo isso?

Tutorial simples e muito fácil do Instagram Analytics

O Instagram Analytics só está disponível para perfil corporativo. Para migrar, basta acessar as configurações e selecionar “Alternar para o perfil comercial”. Em seguida, associe a sua fanpage do Facebook ao perfil e configure como “Público”. Para finalizar, insira seus contatos em “Configurar seu perfil comercial”.

Depois disso, para ter acesso aos dados, acesse “Informações”. Agora, basta colocar em prática suas habilidades analíticas para entender os insights que vão ajudar a sua marca a performar com sucesso na rede social.

Pronto, com o mapa do tesouro em mãos, ninguém te segura!

Entenda as informações da ferramenta

Bastante intuitiva, a ferramenta oferece fácil entendimento. Ao acessá-la, três abas serão apresentadas: “Atividade”, “Conteúdo” e “Público”. Cada uma dela dará informações diferentes sobre o perfil.

Saiba mais sobre as abas do Instagram Analytics:

Atividade

A primeira aba mostra as atividades dos usuários no perfil, sem levar em consideração as ações nas publicações. O campo “Interações” revela o número de visualizações do perfil. É bom ressaltar que o Instagram ainda não especifica a origem do tráfego, que pode ser direcionado por links de blogs e sites, buscas em mecanismos ou no próprio Instagram ou por meio de tags. O relatório também mostra o número de cliques que o link do site na biografia recebeu. A aba “Descoberta” contabiliza quantas pessoas chegaram à página pelo “Explorar”, ou por hashtags, localizações ou perfis.

Conteúdo

Nesta parte, a ferramenta mostra dados das publicações que foram feitas nos últimos sete dias. Além disso, traça um paralelo com a semana anterior, utilizando um “+” e os acessos a mais.

As informações são apontadas em formatos de posts:

  • Publicações: formato comum no feed que fica no álbum de fotos;
  • Stories: postagem que fica no ar por 24 horas;
  • Promoções: anúncios no Instagram por meio do Facebook Ads.

Por que é importante ficar atento a esses dados? Porque, além de revelar o comportamento do usuário e preferências, também indica para adaptações do conteúdo, como linguagem, tipo de post e frequência.

Público

Para ter acesso a essa aba, é necessário ter pelo menos 100 seguidores. O campo mostra se o público ideal é alcançado e orienta para ajustes estratégicos.

Um exemplo: um restaurante na Bahia precisará rever as ações caso a composição de público seja feita em grande parte por pessoas que moram em São Paulo.

A segmentação de dados especifica gênero, faixa etária e localização.
Outra informação importante que deve ser observada na aba é o comportamento dos seguidores, pois ela mostra horários e dias em que seus followers ficam online.

Tá ficando bom de entender o Instagram Analytics, hein?

Se você quer destaque para a sua marca no Instagram, fique sempre atento a essas informações que farão diferença nas suas ações dentro da rede social.


Você já usou a ferramenta? Qual dado foi mais relevante e fez diferença nas suas estratégias? Conte para a gente!