Ninguém te conhece melhor que o Google! Descubra tudo neste post!

Se tem “alguém” que sabe tudo sobre você, esse “alguém” se chama Google. Até porque ele é um dos seus maiores parceiros em tempos de predominância digital. Impossível estar online e não realizar alguma pesquisa ou utilizar serviços que estejam atrelados ao buscador. Mesmo com toda segurança que o “gigante das buscas” garante aos usuários, existe a preocupação em torno da privacidade, já que tudo que você faz fica armazenado nos servidores da empresa multinacional que foi fundada em 1998.

Quer descobrir tudo que o Google sabe sobre você? Separamos links que vão mapear informações que podem parecer assustadoras. Confira!

Quais são os seus interesses

Sabe quando você acabou de fazer uma pesquisa e, logo em seguida, aparece algum anúncio ligado à sua busca? Pois é, o Google faz a captura dessas informações para direcionar propagandas. Quer conferir a sua lista de interesses? Clique aqui e veja como os anúncios são segmentados para você!

Por onde você anda

Se você tem um smartphone com o Google Now ativado ou faz backup com o Google Fotos, seus registros de localizações também são captados pelo Google, que mostra uma linha do tempo marcando todos os lugares que você passou. Será que você lembra onde estava em tal dia e horário? Relembre aqui!

Quais são as suas pesquisas

Não tem problema se você limpa o histórico do navegador. O Google guarda todas informações das suas navegações na web em aplicativos, com detalhes de links e horários. Duvida? Tire a prova aqui!⠀⠀⠀⠀

O que você consome no YouTube

Quando você abre o YouTube e se depara com um vídeo legal, algo que vai chamar muito a sua atenção: seria mágica? Pode até ser. Dá para esperar tudo da “cartola” do Google, que tem uma página que armazena tudo que você assistiu. Assim, fica mais fácil para recomendar conteúdos esperados por você.

O que mais?

Sim, ainda tem mais. A página Painel do Google mostra todas atividades com os serviços que você está utilizando. Com o link, dá até para acessar o seu backup de fotos e o Drive, além da agenda rede de contatos.

Achou tudo isso assustador? Calma. Dá para desativar o compartilhamento de informações, ou pelo menos daquelas que você considerar muito invasivas. Basta acessar Controles de Atividades.

Google anuncia novidades

No último dia 6, durante o Google For Brasil, em São Paulo, a empresa anunciou novos recursos para a privacidade dos usuários brasileiros. Dentre eles, o uso do Android para verificação em duas etapas para acesso à conta Google, navegação anônima em aplicativos e expansão da funcionalidade “Seus Dados” para o Maps, Assistente e, em breve, YouTube.

“Nós acreditamos no poder da tecnologia para melhorar a vida das pessoas. Estamos investindo muito em tecnologia para garantir que o usuário se sinta seguro”, afirmou Kent Walker, vice-presidente sênior de assuntos globais do Google ao site Época Negócios. “A confiança é fácil de perder e difícil de ganhar.”

Gostou no nosso artigo? Compartilhe com os seus amigos nas redes sociais e volte! Para ficar por dentro de mais novidades do mundo digital, siga a Brain no Instagram e no Facebook!