Redes sociais: saiba como ter sucesso em 5 passos de gerenciamento

Mais que fazer publicações, o gerenciamento de redes sociais abrange etapas como planejamento de estratégias e de conteúdo, calendário de publicações, monitoramento e relatórios de resultados.

Para começar, listamos 5 passos para ajudar você a começar a gerenciar as mídias sociais da sua empresa. Vamos conhecer cada um deles?

1. Determine objetivos

Objetivo é ouro, e a gente não pode desperdiçá-lo. No marketing, também é meta importante, por isso é a nossa primeira dica para ter sucesso no gerenciamento das redes sociais.

Entenda o que é sucesso para a sua empresa ou marca e, em cima desse entendimento, estabeleça suas estratégias. Caso contrário, não adiantará de nada estar nas mídias sociais.

Separamos alguns exemplos de objetivos. Foque em apenas um:

  • divulgação da marca;
  • canal de comunicação com os clientes;
  • criar uma comunidade de fãs da sua empresa;
  • educação por meio de conteúdo;
  • vendas.

É bom lembrar que o objetivo deve estar atrelado ao momento da sua empresa e que ele pode ser alterado com o tempo. Se você conseguiu, por exemplo, bons resultados com a divulgação da marca, pode passar a focar em vendas ou em outra estratégia.

2. Crie um calendário editorial

Um calendário editorial vai dirigir a sua rotina de publicações, além de definir frequência e horários das postagens e os formatos (imagem, gifs, vídeos, artigos e outros).

Além disso, o calendário ajuda a demonstrar consistência e confiança para o seu público.

O calendário editorial também pode salvar caso suas ferramentas de automação (tema do próximo tópico) falhe com você. Não dependa somente delas. Estar sempre preparado é também uma dica importante para gerenciar mídias sociais.

3. Automatize suas postagens

Além do calendário editorial, as ferramentas de automação ajudam a reduzir o tempo gasto em gestão e oferecem outros benefícios como maior presença nas redes sociais – pois você pode agendar uma sequência de posts de uma vez só, sem correr o risco de ficar ausente das mídias, como pode acontecer em publicações manuais -, além de relatórios, dados sobre audiência e melhores horários para publicações.

Sem falar que a automatização das publicações permite que você direcione esforços para outras tarefas, já que você terá um bom número de publicações agendadas. Mas cuidado para não se perder: ao agendar as postagens, o ciclo recomeça com planejamento e produção de conteúdo, a volta do calendário editorial e qualquer outro processo que seja interessante para a sua estratégia.

4. Distribua tarefas

Se você tem uma equipe, divida o gerenciamento de redes sociais em etapas. Ou seja, um profissional vai cuidar da produção de conteúdo; outro, das artes, e mais alguém para interagir nos canais.

O trabalho em equipe também ajuda na divulgação, afinal ninguém faz social media sozinho. Ao fazer uma publicação, firme parceria para que todos divulguem o conteúdo. Já pensou que uma equipe engajada pode trazer resultados ainda melhores?

5. Marque presença nos canais ideais

Não basta só entender a importância de levar sua empresa ou marca para as redes sociais. É essencial descobrir onde o seu público está. Criar perfis em muitas redes sociais pode não ser efetivo para a sua estratégia, até porque você terá que dar atenção para todas elas e nem sempre será possível postar o mesmo formato de conteúdo em cada uma.

No Instagram da Brain, já falamos sobre os propósitos de algumas redes sociais:

  • Facebook: construção de marca e relacionamento com cliente;
  • Instagram: apresentação de produtos e criação de experiências visuais;
  • Pinterest: exposição de produtos e ideias;
  • YouTube: branding e viralização.

É claro que gerenciamento de redes sociais envolvem testes e outras dinâmicas que vamos abordar e aprender juntos em outras publicações. Mas que tal contar para a gente as suas experiências como gestor de redes sociais? Deixe seu comentário!