Relatórios do Instagram: 7 ferramentas que vão facilitar para você

Já falamos por aqui sobre o sucesso do Instagram. E quando o assunto é engajamento, a rede social ultrapassa 10 vezes mais o Facebook e 84 vezes mais o Twitter. Mas diante do fenômeno, muita gente ainda se perde na hora de analisar os resultados das estratégias na plataforma.

Depois de confirmar que o público da sua marca está no Instagram e, assim, conseguir marcar presença na rede social, é importante saber e entender como os seus seguidores notam e se importam com os seus conteúdos e se eles realmente têm potencial para se tornarem clientes.

E a gente sabe que é muita informação para detalhar. Daí vem a importância dos relatórios, que esclarecem seu desempenho e audiência, além de mostrar novos direcionamentos para otimizar ações.

Para ajudar você a criar um relatório eficiente, encontramos 7 ferramentas que vão facilitar as suas estratégias no Instagram. Confira!

1. Sprout Social

O Sprout Social não é focado apenas no Instagram. E, além de relatórios, oferece outros recursos, como produção e gestão de conteúdo.

Além da facilidade de gerenciar várias contas, o Sprout Social mostra o registro de todas interações do perfil, além de análise de cada hashtag utilizada nas postagens.

2. Iconosquare

O Iconosquare também é uma ferramenta de gestão de redes sociais, porém voltada apenas para o Instagram e Facebook. Mesmo para quem já usa outra plataforma de relatório, vale conhecer as funcionalidades do Iconosquare.

O aplicativo oferece um recurso gratuito, o Instagram Audit, que mostra uma análise rápida, baseada nas últimas 30 publicações.

3. Keyhole

O Keyhole tem outra proposta de relatório. Diferente da maioria, a plataforma mostra um panorama em tempo real.

Ele rastreia menções, hashtags, palavras-chave, URLs e perfis de outros usuários (empresas ou pessoas).

4. Picture.io

Ferramenta gratuita, para usar o Picture.io, basta fazer login com a conta do perfil no Instagram e, em segundos, ela te dará uma pontuação de influência na rede social. A nota atribuída refere-se ao seu conteúdo e como o público reage a ele.

A classificação é calculada pelo algoritmo da Chute, proprietária da ferramenta, que tem como mote ajudar empresas na atração de público por meio de conteúdo visual no Instagram.

5. Minter.io

Mais que uma ferramenta para relatórios, o Minter.io também ajuda na otimização de conteúdo. A plataforma analisa o despenho das publicações e mostra quais são as melhores hashtags, os filtros que mais engajam, bem como os melhores horários para publicação.

No relatório, o Minter.io também revela o crescimento do perfil no Instagram.

6. Reportei

“Gere relatórios em apenas 3 segundos”, essa é a oferta do Reportei, que também faz análise de outras redes sociais.

O Reportei mapeia métricas como curtidas e novas curtidas, alcance da página ou perfil, aumento de seguidores e evolução do alcance.

7. Quintly

A Quintly, que recentemente fez uma pesquisa que mapeou o formato do post perfeito no Instagram e no Facebook, é uma ferramenta que atrai grandes marcas.

Além de mais de disponibilizar mais de 250 métricas, com a Quintly é possível analisar todas redes sociais. Dentre os recursos estão dashboards que podem ser personalizados de acordo com os objetivos da sua marca.

Por que fazer relatórios do Instagram? Porque essas informações podem ajudar a corrigir erros no perfil, a conquistar metas, permitem testes nas estratégias, apresentam resultados, além de medir o retorno sobre investimento (ROI).

E se você quer ver bons números nos seus relatórios, é preciso pensar em aumentar o seu engajamento. Para isso, também reunimos 6 passos matadores de engajamento no Instagram. Confira e ganhe mais destaque na rede social!