Amigão do marketing digital! 6 ferramentas do Google para você

Sabe aquele amigo que nunca te deixa na mão, que sempre quebra uns galhos e facilita muito a sua vida? Todos nós temos um (ou alguns), não é mesmo? No marketing digital, o grande parceiro é o Google.

Presente no nosso dia a dia, a plataforma de serviços online oferece muito mais que busca, e-mail, publicidade e suporte para celulares com sistema Android.

Pensando nisso, a Brain Connection listou 6 ferramentas gratuitas do Google para ajudar o marketing digital da sua empresa. Será que você conhece as funcionalidades de todas elas? Confira!

1. Google Trends

Sabe quando bate aquele branco? E agora, qual tema escolher para chamar atenção do público-alvo da sua empresa? É aí que entra o Google Trends! A ferramenta mostra a evolução do número de buscas de palavras-chave e assuntos no Brasil e no mundo.

O recurso é uma mão na roda porque traz ideias de conteúdo, mostra tendências e ainda compara termos – para que você saiba qual seria o mais indicado para a sua ação de marketing.

2. Google Alerts

No mundo do marketing digital, é muito importante estar antenado: o que há de atual em conteúdos de variados temas? Quais são as ações e citações dos seus concorrentes? Nada que um alerta do Google não descubra.

Para aproveitar a ferramenta, cadastre termos e palavras-chave. Ah, fique à vontade para usufruir das sugestões da página! E não esqueça de checar o e-mail, pois é lá que estarão todas os mapeamentos que o Google fará para você.

3. Google Meu Negócio

Organizar informações sobre a sua empresa é importante para que potenciais clientes tenham acesso rápido e completo sobre o seu negócio.

A ferramenta faz um cadastro com endereço, telefone, site, fotos, horário de funcionamento e ainda aproxima empresas e parceiros no campo de comentários.

Além disso, o Google Meu Negócio ainda oferece site gratuito e também mostra como seus clientes chegaram até você.

4. Google Forms

Pesquisa é indispensável em uma ação de marketing digital. E ela pode ser melhor ainda quando é efetiva e rápida. Com o Google Forms, é fácil coletar dados e explorar questionários de forma gratuita e personalizada.

O recurso permite criar enquetes, pesquisas de opinião e formulários. As respostas, coletadas de forma organizada e automática, acompanham planilha e gráficos em tempo real.

5. Google Apresentações

O Google Apresentações é mais um recurso que vai ajudar as suas ações de marketing digital. Sabe naquela hora de apresentar um projeto para um potencial cliente? Abuse das funcionalidades e fortaleça seu negócio!

Simples e intuitivo (esqueça de apertar o botão “salvar”!), o Google Apresentações oferece variados temas, animações, vídeo integrado e ainda permite criação, edição e acesso em smartphone, tablet ou computador.

6. Google Mobile-Friendly Test

Estudo da SEMrush, empresa de inteligência, revelou que mais de 50% das pesquisas no Google são feitas de dispositivos móveis. O site da sua empresa é compatível com smartphones? É fácil descobrir!

Acesse a página do Google Mobile-Friendly Test, insira a sua URL e clique em “Realizar Teste”. A resposta é muito rápida. Teste já!

Quer ficar por dentro de mais dicas de marketing digital, conteúdo e atendimento? Fique de olho nos nossos perfis no Facebook e no Instagram e aproveite os nossos posts!