Vídeos engajam! Planeje o conteúdo com 5 dicas essenciais

Já falamos aqui sobre pesquisa feita pela Quinty que analisou 10 milhões de posts no Facebook e Instagram e concluiu que conteúdo de vídeo gera mais engajamento. No entanto, ainda de acordo com o estudo, o formato ainda é pouco explorado. Pensando nisso, criamos um artigo com 5 dicas essenciais para produção de vídeos para o canal e redes da sua empresa.

As possibilidades são muitas: tutoriais, divulgação de produtos, vídeoaulas… Temos muitas ideia, hein? Você também? Então, venha com a gente!

1 – Organize as ideias

Organizar as ideias é a primeira dica para produção de conteúdo em vídeo. Sabe o famoso brainstorm? É isso! Reúna informações, filtre tudo que pode ser útil, defina o que pode ser feito por cada pessoa da equipe e quais trabalhos vão precisar do conjunto.

Além de garantir bons conteúdos, esse processo facilitará o planejamento para assiduidade das postagens no canal de vídeo e ajudará em um programa mais amplo, seja semanal, quinzenal ou mensal.

2 – Faça um bom briefing

Depois do brainstorm, vamos pensar no briefieng, que vai reunir todas informações do projeto com determinações para toda a equipe. Para fazer um bom briefieng, responda 7 perguntas básicas, de acordo com dicas do blog Resultados Digitais:

  • Qual será o vídeo produzido?
  • Por que esse conteúdo será produzido?
  • Onde ele será gravado?
  • Quando vai ser produzido?
  • Quem vai participar da gravação (tanto em frente quanto por trás das câmeras)?
  • Como ele será gravado? Existe alguma metodologia a ser seguida?
  • Qual o investimento necessário (se necessário) para esse vídeo?

Com esse direcionamento, a produção ficará mais preparada para a próxima fase: o calendário!

3 – Defina datas

Agora chegou a hora de criar um calendário de conteúdo para definir as datas de execução da produção. O calendário é importante para que as ideias não se percam por falta de planejamento.

Faça a organização do seguinte modo: reúna todo os pontos do brainstorm e defina tempo de gravação, de edição e data para publicação do vídeo.

O calendário também dará um panorama geral do andamento da produção e garantirá um trabalho de qualidade.

4 – Valorize o roteiro

O roteiro é parte fundamental, pois vai definir técnicas e estratégias, além de facilitar na hora da gravação e edição.

O roteiro também vai otimizar a produção, pois representa muito mais que marcações de diálogos e entonação de voz. O roteiro descreverá:

  • cenário e vestuário;
  • cenas;
  • efeitos sonoros e trilha musical;
  • edição: transição, corte, legendas, lettering, animação;
  • posicionamento de câmera.

Tenha em mente que o roteiro é como se fosse a planta de uma casa. Alguém aí já viu uma construção edificada sem planta?

5 – Escolha equipamentos certos

É claro que você quer que seu vídeo alcance qualidade profissional, não é mesmo? Então, pense e faça uso de bons equipamentos.

Com uma boa câmera e um microfone, além de pensar na iluminação, é possível criar vídeos impressionantes em espaços improvisados, como a sala da sua casa, por exemplo.

Depois de tudo, é hora de editar o vídeo, ou seja, juntar todas as peças de forma harmônica para que o resultado seja satisfatório e de qualidade.

Vale pesquisar referências e assistir a outros vídeos para mais inspiração.

Confira um dos vídeos produzidos pela Brain Connection:

Gostou do nosso artigo? Siga a gente no FacebookInstagram e LinkedIn!