7 otimizações para se dar bem com produção de conteúdo para blog

Produzir conteúdo para blog é uma ação eficaz para oferecer ao público informações relevantes que vão gerar retornos positivos para a sua empresa.

No entanto, é preciso usar técnicas essenciais de otimização para que que as suas produções ganhem destaques nos mecanismos de buscas.

Conheça 7 práticas de otimização para produção de conteúdo para blog e entenda a importância de cada uma delas. Vamos começar a potencializar os seus resultados?

1 – Defina o assunto com palavras-chave

Para começar, faça pesquisas de palavras-chave. São elas que vão mostrar quais informações que o público procura, e vão ajudar a definir o assunto da sua produção.

O Google Trends é uma boa ferramenta para pesquisa de tendências. O recurso identifica quais são as principais buscas para determinado assunto ou segmento, como mostra o print abaixo de uma busca para “marketing digital”.

Para conteúdo mais profundo, use palavras de cauda longa – ou, como são chamadas em inglês, long tail.

Após encontrar a palavra-chave principal, reconheça termos relacionados com o auxílio do Keyword Tool ou Keyword Planner.

Essas técnicas vão aprimorar o campo semântico do seu conteúdo, além de ajudar a produzir um texto mais abrangente.

2 – Construa títulos e subtítulos atrativos

Após definir as palavras-chave, é importante saber aplicá-las. Para atrair a atenção do público, use-as no título principal (H1) e, também para fortalecer o conteúdo, nos subtítulos (H2, H3…).

Títulos e subtítulos atrativos pedem técnicas como:

  •  use verbos no imperativo: use, faça, entenda, aprenda, descubra, entre outros.
  •  deixe o texto escaneável: para que o leitor passe os olhos no texto e saiba todas abordagens.

Com títulos bem construídos, você ganha mais chances de chamar atenção do leitor no meio de um furacão de informações que passa pela internet a todo momento!

3 – Use referências confiáveis com hiperlinks

Hiperlink demonstra autoridade. Quando você usa um link em um texto, você está dizendo para o seu leitor que a página apresentada é referência no assunto. É por isso que essas atribuições precisam ser confiáveis, senão o seu conteúdo perde valor e, consequentemente, não vai aparecer entre os melhores nas buscas.

Você pode usar links para conteúdos do seu próprio blog ou para páginas externas – como fizemos acima referenciando um post sobre escaneabilidade do blog Marketing de Conteúdo.

4 – Entenda que imagem também é conteúdo

As imagens complementam os textos, deixando-os mais leves e menos cansativos para o leitor, No entanto, os bots do Google, chamados de Crawlers, leem as imagens com base na descrição que atribuímos a elas. Por isso a importância da otimização da Tag Alt.

Dois motivos para otimização da Tag Alt:

  1. Ajuda os softwares que leem conteúdo para deficientes visuais a identificar a informação da imagem por meio da Tag Alt;
  2. Auxilia os mecanismos de busca a identificarem as informações da Tag Alt para saber a qual assunto a imagem se refere.

Além disso, o uso dessas tags vão valorizar o seu conteúdo no Google Imagens.

Pense em um texto sobre marketing de conteúdo. Poderíamos usar uma imagem que retrate uma agência de marketing.

Nesse caso, a Tag Alt pode ficar da seguinte maneira:

<alt =”Profissional de marketing de conteúdo em uma agência de marketing”>

5 – Potencialize seu conteúdo com URL amigável

Mais uma dica essencial de otimização para blog: o uso de URL amigável. É o que vai ajudar o leitor a identificar o assunto do post, além do conteúdo ganhar mais credibilidade e destaque na busca.

Duas práticas podem ajudar. Uma delas é usar o título do post, e outra é aplicar a palavra-chave principal do texto, como mostra o exemplo abaixo:

– no post “Hashtags no Instagram: saiba como se dar bem com práticas simples”, criamos a URL http://srseixas.com/brain02/dicas-da-brain/como-usar-hashtags-no-instagram.

6 – Ganhe destaque com a tag Title

Aqui você vai aprender qual é o tamanho ideal de um título para que ele apareça sem cortes nas buscas. De acordo com profissionais de SEO,  64 caracteres são o ideal para um título mais forte – que é exatamente o número que usamos no título desta publicação! Na hora de produzir o conteúdo, a title deve estar no seu checklist para atingir um bom ranqueamento no Google.

Veja o exemplo de uma boa title criada pelo blog Conversion:

Note que a palavra-chave aparece no início e explica rapidamente para o leitor o que ele vai aprender sobre busca orgânica e como fazer a otimização.

Existe uma ferramenta super legal para ajudar você a criar títulos! É o Avaliador de Títulos da Rock Content. Clique e aproveite!

7 – Dê a prévia do post com a Meta Description

A meta description resume o assunto que o post vai abordar. Mesmo não sendo um fator de raqueamento, ela é importante para posts de blog, pois, na busca, o leitor saberá o que vai encontrar na página.

Confira:

Tag de impacto direto, a meta description pode ajudar a aumentar a taxa de cliques (CTR) do seu blog.

Quer alcançar ótimos resultados e atender às necessidades do seu leitor? Passe a otimizar as suas produções! E a dica que vale repetir sempre é: ofereça conteúdos úteis e relevantes!

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