Hashtags no Instagram: saiba como se dar bem com práticas simples

Mais que uma boa imagem, um gif divertido ou um vídeo bem elaborado, uma postagem no Instagram também precisa de boas hashtags – sim, elas ainda são bem úteis para as estratégias nas redes.

Antes de tudo, é preciso entender que elas estão a todo vapor nas mídias, portanto não apenas como links clicáveis, mas também para gerar tráfego, criar promoções e outras ações que podem favorecer marcas.

Como usar as hashtags no Instagram? É sobre isso que vamos falar no post. Conheça práticas simples que vão ajudar você a crescer e aparecer na rede social!

Entenda a função de uma hashtag

Representada pelo ícone #, “hash”, em inglês é sinônimo de “jogo da velha”, e “tag” significa “etiqueta”. Como o nome indica, uma hashtag tem função de etiquetar conteúdos separados por categorias nas redes sociais.

No Instagram ou em outra plataforma, como o Twitter, por exemplo, as hashtags fazem uma coleção de publicações com a mesma temática. Vamos supor que você faça um post sobre um evento de moda (São Paulo Fashion Week) e use a hashtag #spfw: a sua publicação vai aparecer ao lado de outras quando usuários buscarem pelo termo. No próximo tópico, vamos dar uma dica para ter mais chances de ranqueamento!

Use hashtags populares

Usar hashtag popular traz mais chances de a sua publicação receber um número considerável de views, pois hashtags específicas não vão representar um conjunto, portanto não terão forças.

Mais um exemplo: você fez o post sobre o evento de moda e adicionou a hashtag #spfwomelhorevento. Percebe que, além de muito comprida, a hashtag não se enquadra no pensamento comum e rápido dos usuários? Fica muito pessoal e possivelmente só você tenha pensado no termo. As hashtags populares terão mais concorrentes? Sim! Contudo, podem ser mais certeiras para a sua estratégia.

Além da escolha da hashtag, é preciso pensar no ranqueamento. E isso envolve alguns fatores, como data da publicação, engajamento da postagem e popularidade da página. Ainda para frisar a função das hahstags, basta imaginar que elas funcionam como palavras-chave que geram interações para os seus posts. Assim como acontece no SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para mecanismos de busca), os resultados são mais positivos com a escolha de hashtags com maior visibilidade e menor concorrência.

Saiba usar uma hashtag no Instagram

Essa parte não tem segredo: use hashtags nas legendas dos posts ou nos comentários, como a Brain Connection faz. Ao criar a publicação, ou até mesmo ao comentar uma, insira o ícone # com a combinação de palavras referentes à postagem e coerentes com o seu negócio.

Ah, perfis privados não levam publicações para coleções com a mesma marcação. Então, já sabe: abra o perfil e mande ver nas hashtags. Quantas podemos usar? É disso que vamos falar agora!

Cuidado com o volume de hashtags

Eis um ponto importante! Pois o exagero no uso de hashtags pode parecer que sua marca esteja desesperada por seguidores.

De acordo com estudo da SocialFresh, o ideal é usar, no máximo, 10 por post. E esse número pode ser ainda menor em caso de perfis com menos de mil seguidores. Segundo pesquisa da TrackMaven, é recomendado usar de quatro a cinco hashtags.

Um cuidado para não atrair público errado: não use hashtags que não se relacionam ao conteúdo, pois elas não terão efeito e, obviamente, chegaram a pessoas interessadas que não têm interesse pela sua marca.

Dicas bônus para usar hashtags no Instagram

Para que você faça uso ainda mais efetivo de hashtags no Instagram, separamos três dicas bônus que vão ajudar nas suas estratégias. São elas:

1. Explore a aba “Tag” do Instagram: encontre hashtags relevantes no campo de busca do aplicativo – o recurso funciona como o autocomplete do Google;

2. Utilize ferramentas: na web, faça buscas com apoio de ferramentas gratuitas como Keyhole, Websta e TopHashtags. Para dispositivos móveis, aplicativos como Magnify e Tags for Likes também ajudam;

3. Crie promoções com hashtags: a ação ajuda a engajar clientes e parceiros. Divulgue uma hashtag para a sua marca e incentive seguidores a usá-las nas publicações, como a Nike fez com #WeRunDirty, ou a Piraquê com #NatalPiraque, e mais uma infinidade de marcas que apostam em promoções com hashtags.

Para finalizar, uma curiosidade: sabia que hashtags podem aumentar o engajamento em até 12,6%?

Como você usa hashtags no Instagram e quais resultados já foram alcançados? Conte para a gente!