Como fazer marketing? 7 filmes incríveis dão dicas valiosas

Como fazer marketing? Você sabia que até os profissionais mais experientes também convivem com este questionamento? Para ser bem sucedido, é importante estar inquieto e sempre atento às mudanças e novidades do mercado. O famoso “aprendendo todos os dias”.

Vale tudo na hora de aprender – ou de aprimorar conhecimentos. Cursos, eventos, e-books, palestras, livros e… filmes! É isso mesmo que você leu!

Então, faça a pipoca e prepare-se para maratonar esta lista de 7 filmes que ensinam a fazer marketing. Boas sessões!

Gestão de marca com “Jerry Maguire: A Grande Virada”

Estrelado por Tom Cruise em 1996, o filme norte-americano narra a história de um empresário esportivo, Jerry Maguire, que perde todos os clientes – exceto um jogador de futebol – por falar tudo o que pensa e defender que a carreira de atletas deve se tratada de forma mais humanizada.

A narrativa do longa mostra caminhos que são importantes para a gestão de marca e, ainda, apresenta formas de cativar clientes, além de reforçar a importância do marketing de relacionamento.

Estratégia de marketing com “Amor Por Contrato”

O filme, que tem Demi Moore no elenco, conta a história de uma agência de marketing. A empresa envia uma “família perfeita” para uma cidade pequena. Ao longo da trama, a família ganha grande destaque, pois começa a influenciar – inclusive ao consumo – e a servir de exemplo para a população da cidade.

“Amor Por Contrato” mostra como a estratégia de marketing pode ser muito poderosa, além de reforçar a ideia de que o “boca a boca” ainda está em voga em algumas situações do dia a dia profissional.

Gerenciamento de crise com “Chef”

“Chef” é mais um filme que ensina a fazer marketing. A comédia dramática estadunidense traz um time de peso: Scarlett Johansson, Dustin Hoffman, Robert Downey Jr. e Jon Favreau, que vive o protagonista Carl Casper.

Depois de um desentendimento durante um atendimento a um famoso crítico gastronômico no restaurante ao qual era chef, Casper perde o emprego e tenta voltar ao mercado de trabalho.

Os conflitos do personagem abordam questões como relacionamento com o consumidor e orienta sobre gerenciamento de crise.

Relações de consumo com “Clube da Luta”

Profissionais de marketing também precisam entender que o consumismo desenfreado pode ser bastante prejudicial. Esta é a lição que o filme estrelado por Brad Pitt (1999) traz.

Na história, um narrador anônimo (Edward Norton), depressivo e viciado em compras, conhece um vendedor, Tyler Durden, interpretado por Pitt. Os dois fundam um clube de homens que lutam um contra os outros.

O filme é antigo, mas não vamos contar o desfecho. Vai que alguém ainda não tenha visto… Sem spoiler, né? Mas vale a pena para repensar as relações de consumo e aplicar as lições da trama ao seu cotidiano profissional.

Storytelling com “Cidadão Kane”

Caso você seja iniciante no marketing, vamos explicar o que é “storytelling”. De caráter mais persuasivo do que invasivo, é basicamente a arte de contar histórias de modo impactante por meio de palavras e recursos visuais.

Com a história de Charles Foster Kane, um magnata do jornalismo e da publicidade, o filme “Cidadão Kane” (1941), de Orson Welles, mostra a importância de construir narrativas convincentes. O longa é essencial, também, para profissionais de marketing.

Relações humanas com “Do Que As Mulheres Gostam”

Nicky Marshall (Mel Gibson) é um publicitário no filme que foi lançado na telona em 2000. Ele sofre um grave acidente e passa a ouvir o pensamento das mulheres. O personagem se aproveita desse poder para ganhar status na carreira.

O que os profissionais de marketing aprendem com a história? Que é importante se aproximar do ponto de vista e de opiniões de outras pessoas, sejam elas colegas de profissão ou clientes.

Sucesso com “O Senhor das Armas”

“O Senhor das Armas” é o nosso 7º filme incrível que ensina a fazer marketing digital. No longa, Nicolas Cage dá vida ao personagem Yuri Orlov, jovem ucraniano que ingressa no tráfico de armas nos EUA.

Tráfico não traz bons exemplos, sabemos disso. Contudo, a história deixa uma lição: é importante escolher um segmento e fortalecê-lo para realizar um trabalho de sucesso.

Gostou da nossa lista? Compartilhe outros filmes com a gente também!