Cannes Lions 2019: conheça as 10 campanhas campeãs no maior festival de criatividade do mundo

Saiu o resultado das campanhas campeãs do Festival Internacional de Criatividade de Cannes, o Cannes Lions 2019, maior evento da publicidade mundial que reuniu profissionais marketing, tecnologia e negócios do mundo todo de 17 a 21 de junho, na Riviera Francesa.

Distribuídos em 27 categorias, os leões premiaram marcas que abordaram causas como racismo, feminismo, diversidade, inclusão social, porte de armas e outras temáticas.

Listamos abaixo os vídeos com o trabalho criativo das vencedoras. Confira!

1. “Dream Crazy”, da Nike

Idealizada pela agencia Wieden+Kennedy Portland, a campanha da Nike teve como mote “acredite em algo, mesmo que isso signifique sacrificar tudo”.  A mensagem de crença nos sonhos ganhou mais forças ao associar o jogador Colin Kaepernick, que ficou fora da NFL por protestar contra o racismo nos Estados Unidos.

2. “The Whopper Detour”, do Burger King

Mais uma vez, a rede de fast food não perdeu a oportunidade de provocar a concorrência e ofereceu promoções para quem pedisse um sanduíche por celular perto das lojas do McDonald’s. A campanha é da FCB Nova York.

3. “Viva la vulva”, da Libresse (Essity)

A Libresse explorou cores de muita diversão para falar de quebra de tabus em um convite à mulheres. A mensagem incentiva o público feminino a se conhecer e celebrar as diferenças de seus órgãos sexuais. O trabalho é da AmvBBDO Londres.

4. “The Truth Is Worth It”, do The New York Times

Em tempos de fake News, a Droga5 fez uma série de filmes para mostrar como o trabalho do jornal norte-americano colaborou em casos importantes que envolveram os governos do México e de Mianmar e o Estado Islâmico.

5. “Thisables”, da Ikea

Sensível e inclusiva, a McCann Tel Aviv criou uma campanha com produtos populares da Ikea, como sofás, luminárias e gabinetes com impressão 3D.

6. “Broadway The Rainbow”, da Skittles (Mars)

O filme mostra o musical paralelo ao SuperBowl. Com única apresentação em Nova York, “Broadway The Rainbow” teve renda destinada a projetos sociais. O evento também está disponível no Spotify e YouTube. A campanha é da DDB Chicago.

7. “Changing The Games”, do Xbox (Microsoft)

Voltada para inclusão e diversidade, a campanha da McCann Nova York mostra a criação de controles de videogame adaptados para crianças com deficiência jogarem em condições iguais a de outros jogadores.

8. “Billie Jean King Your Shoes”, da Adidas

Com tênis pintados em azul, a ação relembrou partida história, ocorrida há 45 anos, que ficou conhecida como “Batalha dos Sexos”, com a tenista Billie Jean. Com um Adidas azul, ela venceu Bobby Riggs, que disse que jamais perderia para uma mulher. A campanha pé da TBWA\Chiat\Day Nova York.

9. “Generation Lockdown”, da March For Our Lives

Também feito pela McCann Nova York, a ação abordou o porte de armas. No vídeo, crianças aparecem em treinamentos para casos de tiroteios em escolas. A campanha retrata o ambiente perigoso que estudantes norte-americanos enfrentam.

10. “The Last Ever Issue”, da Gazeta Pl, Mastercard e BNP Paribas

Na campanha, as três empresas relançam uma revista pornográfica, mas com foco às carreiras de sucesso de mulheres e chamando atenção para temas que desmontam o objetificação feminina. O filme é da VMLY&R Polônia.

E aí, quais são as suas favoritas? Compartilhe com a gente!