Sucesso no Instagram: engajamento em 6 passos matadores

Presença digital exige, sim, um perfil no Instagram. Ainda mais seu o seu potencial cliente é assíduo na rede social. Mas somente uma conta com seguidores não basta. É preciso trabalhar com bom engajamento para conquistar resultados.

Já falamos por aqui que o Instagram tem demonstrado excelente potencial de engajamento:  10 vezes mais do que o Facebook e 84 vezes mais do que o Twitter.

Mesmo com todo esse poder, é preciso pensar em ações otimizadas para estimular interação com o público e, assim, alcançar resultados.

Para te ajudar, reunimos 6 passos matadores para aumentar o engajamento no Instagram. São dicas fáceis e práticas: siga todas!

Por que o engajamento no Instagram é importante?

Primeiro porque as redes sociais são importantes ferramentas de relacionamento. O engajamento faz relação direta com a sua estratégia de comunicação. Além de ajudar a vender mais, um bom resultado de engajamento ajuda a solidificar o contato da empresa com o cliente.

Dica de ouro: vale ficar atento às novas regras do algoritmo do Instagram. As publicações não aparecem mais em ordem cronológica, mas sim respeitando questões como parentesco, preferências e se o usuário interage com frequência com o perfil que publicou para mostrar cada post. Logo, se o seu público é pouco engajado, seus posts não aparecerão para os seus seguidores.

Como aumentar o engajamento no Instagram?

Depois de entender a importância de ter um bom engajamento, é hora de trabalhar para melhorar o desempenho do seu perfil na rede social. As dicas são:

1. Use hashtags

O uso é de hashtags é a primeira dica para aumentar o engajamento no Instagram. A rede social agrupa conteúdos com a mesma hashtag.  A ação ajuda o seu post a ser relacionado a outras publicações e aparecerá quando usuários pesquisarem pelo tema usando #.

Além disso, o Instagram facilitou ainda mais com a alternativa de seguir hashtags. Se uma agência de publicidade, por exemplo, usa #agênciadepublicidade, todos usuários que seguem a marcação terão acesso a publicação sem necessariamente seguir a página da agência.

2. Aproveite o Stories

Dos 800 milhões de usuários do Instagram, 300 milhões são aficionados pelos Stories e usam a ferramenta diariamente.

O recurso é sucesso de audiência e ainda oferece outras vantagens que estimulam o engajamento. São elas:

  • Emojis, enquetes e question stickers (“faça uma pergunta”): são ferramentas para deixar seu público ainda mais próximo da sua marca;
  • Hashtags: funcionam como nas publicações – seus Stories serão agrupados a outros com a mesma hashtag;
  • Localização: marque o local para que seus seguidores tenham acesso a outros conteúdos publicados no mesmo local.

3. Produza conteúdo de qualidade

Você quer que o seu público interaja com as suas publicações? Claro que quer! Então, produza conteúdo útil e de qualidade.

Bons conteúdos são fundamentais para o engajamento. Seja com likes, comentários ou em marcação de outras pessoas, é importante estimular a influência mútua e atenção de seguidores.

4. Publique em horários estratégicos

Os relatórios estatísticos do Instagram ajudam a potencializar as suas publicações. Para descobrir o melhor horário, basta ir para a página inicial do perfil comercial. Clique no ícone de gráfico à direita do nome de usuário. Uma tela de informações será aberta. Selecione o campo “Público” e deslize a tela para “Seguidores”, e então veja quais são os horários mais adequados para postagens.

Ferramentas de automação, como Postgrain, Perfogram e outras, auxiliam no agendamento de publicações e no próximo passo para engajamento.

5. Interaja com seguidores

Seguidores esperam que você interaja com eles. Por isso, esse passo é essencial. Além de dar mais credibilidade ao seu negócio, também fortifica o relacionamento por quem tem interesse no seu produto.

Para deixar essa parte mais consistente e não perder detalhe algum, recorra às ferramentas de automação. O recurso mostra notificações e ainda permite que você responda comentários e envie mensagens diretas, além de gerar relatórios.

6. Publique com frequência

Posts frequentes não deixarão que seus seguidores esqueçam do seu perfil. Publicações esporádicas podem não acrescentar nada aos seguidores, e isso, consequentemente, diminuirá o engajamento, pois suas publicações aparecerão menos no feed. No entanto, cuidado para não postar demais e poluir a timeline dos seguidores.

Dica bônus: faça uma gestão profissional do perfil

É importante profissionalizar a gestão estratégica do seu perfil no Instagram. Essa postura dará mais visão sobre o que o seu seguidor quer ver e quais são as necessidades deles. Assim, ficará mais fácil produzir conteúdo útil e de qualidade.

Vamos começar a seguir as dicas do nosso post e ficar expert em analisar as nossas publicações?

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