7 tipos de posts que fazem sucesso e engajam no Facebook

A gente até se diverte com fotos de bichinhos fofos, memes e com aqueles vídeos virais. Mas esse tipo de publicação não é a ideal para a sua estratégia, que deve envolver muito mais que isso.

Para atingir bons resultados, é preciso alguns processos, como planejar, fazer testes e adequar a sua estratégia ao perfil de personas específicas. Só assim a gente começa a falar de engajamento, que é umas das principais métricas de redes sociais.

Engajar é essencial para conversões, tanto para branding quanto para vendas ou geração de leads, além da importância para mensurar a eficácia das publicações.

Você quer bons resultados? Então, confira a lista que fizemos com os 7 tipos de posts que fazem sucesso e engajam no Facebook!

1. Faça perguntas

As redes sociais são comparadas às antigas praças romanas por Manuel Castells no livro “O Poder da Comunicação”. Hoje em dia, são nas redes que a gente se “encontra” para debater os temas da atualidade.

E se na vida fora das telas as discussões sempre começam com uma pergunta, no digital não é diferente. Afinal, nosso cérebro é condicionado a elaborar uma resposta sempre que somos questionados.

É por isso que a nossa primeira dica de engajamento no Facebook é: faça perguntas! Convide seus seguidores para participarem de debates. Certeza que o seu convite não será recusado!

2. Dê dicas

Oferecer conteúdo de valor para a sua persona: essa regra é essencial. Pense que você precisa ser útil para a sua audiência.

No entanto, falar sobre produtos e serviços da marca nem sempre pode ser eficiente. É importante é oferecer informações que darão benefícios para os seus seguidores.

Uma fanpage de uma marca de cosméticos, por exemplo, pode dar dicas sobre como se alimentar bem para alcançar uma pele saudável, ou quais são os hábitos para manter o cabelo bem cuidado, entre outras dicas relacionadas.

Para isso, lembre-se: primeiro você precisa conhecer a fundo o seu público. Caso o contrário, as dicas não serão efetivas.

3. Mostre citações

Citações estão nos tipos de posts que têm boa atração de público. Não apenas porque rendem curtidas, mas porque são os mais compartilhados.

Portanto, explore o formato: mostre citações motivacionais, cômicas, filosóficas ou educativas. Pense também que o autor da frase deve levar algum significado para a sua persona, e os resultados serão ainda mais interessantes.

O blog do mLabs fez uma compilação de 140 frases para você começar agora mesmo!

4. Conte histórias

Aprendemos com o marketing digital que storytelling, a arte de contar histórias, é técnica infalível para encantar pessoas.

Geralmente, não conseguimos lembrar da roupa que usamos em determinado dia ou na semana passada, mas a gente não esquece de histórias que escutamos por aí. Isso acontece porque é natural do ser humano se colocar no lugar do outro, de demonstrar empatia e de absorver informações.

Então, que tal fazer posts sequenciais para contar um caso? Outra dica: mostre os bastidores da sua empresa, conte como foi determinada estratégia, entre outras ideias.

Deu para entender a importância de contar histórias nas suas redes sociais? O engajamento é certo!

5. Utilize imagens e vídeos

O sucesso do Instagram e do Youtube comprovam: imagens e vídeos são formatos que atraem atenção e geram engajamento.

Mais do que chamar atenção, esse tipo de post leva informação de maneira mais rápida, como pede a dinâmica das redes sociais.

Faça um teste na sua página do Facebook: produza conteúdos com memes, fotos e infográficos – que é um dos campeões de compartilhamentos, pois condensam informações e facilitam o entendimento do público.]

Já apresentamos aqui no blog pesquisa da Quintly, que mapeou 10 milhões de posts e mostrou, entre diversos resultados, que vídeo é o formato que mais gera interações!

6. Promova concursos e promoções

Quem não gosta de ganhar prêmios? É sobre isso que vamos falar neste tópico! Nas mídias sociais, sorteios, concursos e promoções também estimulam o engajamento.

Volta e meia a gente vê publicações que pedem curtidas, reações, marcações de amigos e até mesmo compartilhamentos como regra para determinada promoção. Essas ações aumentam, de forma orgânica, a visibilidade da marca e rendem novos seguidores.

Utilize o formato e estimule a sua audiência com a participação de seguidores!

7. Explore os assuntos do momento

Se todos estão falando de determinado assunto na escola, na faculdade, no bar, por que não levá-los para as redes sociais também?

Publicações com as principais tendências são garantia de interações. Por isso é importante estar antenado e atualizado para produzir conteúdos que vão conquistar seus seguidores.

Agora que você já tem 7 sugestões de posts que fazem sucesso e engajam no Facebook, que tal colocar a mão na massa? Aproveite e compartilhe o nosso artigo para que seus amigos também conheçam as nossas dicas!