7 campanhas criativas que vão ajudar a inspirar seus negócios

Divulgar produtos é o objetivo de campanhas. E a ação precisa de um “ingrediente” indispensável para atingir bons resultados: ideias simples e impactantes. Além disso, a proposta fica ainda mais consistente se acompanhar um elemento inusitado. Então, não tenha medo: se joga!

Para começar, faça uma busca por referências, alimente o imaginário. Esse processo é importante para chegar àquela ideia que vai fazer as pessoas pararem tudo para entender o que você quer comunicar.

Separamos 7 campanhas criativas que vão inspirar as estratégias do seu negócio. Inspire-se!

1. A piada que a Fiat fez com a concorrência

Vamos voltar para 2016. Você lembra da campanha “Top Of Mind” da fabricante de carros que foi a mais lembrada pelo consumidor naquele ano? A redação da campanha dispensou imagens: “De que adianta fazer tanto gol e perder na final?”

2. O marketing de guerrilha da Cerveja Báltica

O marketing de guerrilha, estratégia que promove produtos e serviços de forma não convencional, foi  o mote da Cerveja Báltica. A cerveja chilena adaptou latas às barras de apoio do metrô de Santiago, deixando a impressão de que os passageiros seguravam uma lata da marca durante a viagem.

3. Questões sociais com a Heineken

A Heineken é outra marca de cerveja que fez uma campanha publicitária criativa. Ao abordar temas sociais, uniu pessoas que divergiam sobre assuntos como feminismo, ambientalismo e outros. Os participantes, em dupla, sem saber do que se tratava a proposta, atuavam em um jogo colaborativo. No final, um filme exibia outra pessoa com uma terceira opinião sobre o assunto, na frente da dupla.

A questão final era: quem compartilha uma cerveja com essa pessoa que apareceu no filme? Depois, a Heineken editou outro vídeo com o ponto “abra sua mente, abra seu mundo” e lançou no Facebook. A estratégia alcançou 3 milhões de visitas na primeira semana e mais de 50 mil ações (curtidas ou compartilhamentos) no primeiro mês.

4. Um bate-papo no Messenger com a Fanta

A Fanta usou uma estratégia que aproximou a marca de consumidores pelo Messenger do Facebook. A ação, que juntou marketing online e offline, foi executada para o lançamento da Fanta Guaraná.

A campanha, segmentada para jovens em cidades com MC Donald’s, que foi parceiro da marca, enviava cupons de Fanta Guaraná pelo  chat.

A ideia era fazer os jovens usarem os cupons para, em troca, receberem uma amostra grátis: dois copos de Fanta Guaraná, em uma unidade da rede fast-food.

A ação ultrapassou 46% do objetivo e distribuiu 2,6 milhões de cupons via Messenger.

5. Uma chuveirada de Sprite

A ação de marketing da Sprite aconteceu na praia de Geribá, em Búzios, no Rio de Janeiro. Um chuveiro que replicava uma gigante máquina de refrigerantes foi batizada de “Sprite Shower” e ofereceu 1500 chuveiradas por dia.

O slogan “Refresque suas ideias” também fortaleceu a marca, que depois instalou o “chuveirão” em outras praias do mundo.

6. Uma volta com as sacolas divertidas da KébecSon

A marca de eletrônicos KébecSon usou as próprias sacolas para promoção. Criada pela agência DentsuBos, do Canadá, a campanha simulou as hastes de um headphone nas alças da embalagem.

A grande sacada da KébecSon foi o fato de que os próprios clientes ajudariam na campanha ao saírem das lojas com a sacolas modernas e divertidas.

7. Muito amor envolvido com Ad Council

O público ficou surpreso ao passar por uma rua de Santa Mônica, na Califórnia (EUA). Uma máquina de raio-x gigante mostrava um casal de esqueletos que se abraçavam, se beijavam e até dançavam. Em seguida, a dupla saía de trás da tela e emocionava quem passava pelo local: eram casais de namorados ou amigos de diferentes etnias, religiões e idade.

Apoiado por marcas como P&G, Coca-Cola, Pepsi e Unilever, o projeto da Ad Council (Conselho de Aceitação da Diversidade) foi uma ação no Dia de São Valentim, celebrado em 14 de fevereiro nos EUA. Com o slogan “Love Has No Label” (O amor não conhece rótulos), o conselho mostrou que todo ser humano pode amar, independentemente de religião, gênero ou etnia. Um site com um quiz também fez parte da estratégia. Além de levar pessoas a avaliarem seus preconceitos, o portal também disponibilizou um template para edição de fotos com o mote da campanha.

Quais são outras campanhas criativas que você não esquece? Conte para a gente!