5 lições de marketing digital que a Netflix ensina para você

Os números da Netflix só comprovam o sucesso do serviço de TV por internet que faz parte da sua vida e de muita gente ao seu redor. A marca tem mais de 100 milhões de assinantes, conta com 1 bilhão de horas de consumo de vídeos por semana, conquistou 40 milhões de seguidores no Facebook e quase 4 milhões de seguidores apenas no Twitter americano; atualmente, ostenta mais de 2,5 milhões de inscritos no canal no YouTube.

Por que a Netflix é um case de sucesso? A operadora de serviço streaming não abre mão de um bom planejamento, pesquisa e de estratégias que atendam as necessidades do seu público-alvo.

Cada vez mais somos surpreendidos pela criatividade da Netflix, que descobriu uma fórmula própria de encantar o público. Por isso, separamos 5 lições de marketing digital que você pode aprender com a marca que é a queridinha do momento. Vamos aprender com ela?

1. Entenda o que o seu público quer


Sabe quando a gente assina a Netflix e responde a uma série de perguntas? Esse questionário é uma forma de a operadora entender o que você busca ao efetivar a sua assinatura. Assim, ficará mais fácil para fazer recomendações que se encaixem ao seu perfil.

Essa parte é extremamente importante no dia a dia da sua marca. Com esse tipo de segmentação você terá pontos claros para desenvolver as suas estratégias de marketing. Essa lição retoma a questão de qual vai ser a abordagem que você fará e qual conteúdo disponibilizará para o seu potencial cliente, pensando sempre no estágio de funil que ele se encontra. E o seu consumidor estará mais apto para adquirir o seu produto ou serviço, caso tenha sido bem nutrido ao longo dessa trajetória.

2. Crie conteúdo original

A Netflix surgiu com ofertas de conteúdo produzidas por outras empresas. Mas logo começou a pesquisar e a entender o que o público desejava e passou a oferecer produções originais. E foi assim que o serviço também se consolidou.

Com um bom planejamento, a marca se sentiu segura para competir com produtoras famosas de TV, como a HBO e Showtime. E, em 2013, iniciou produções como “House of Cards”, “Narcos”, “Orange is the New Black” e outras com parceirias. As ofertas viraram mania e foram extremamente elogiadas.

Neste tópico, podemos aprender com a Netflix a importância de investir em marketing de conteúdo e se tornar referência. A dica é: crie um blog, escreva artigos que apresentem soluções, eduque seus potenciais clientes, leve seu conteúdo para as redes sociais e ganhe credibilidade para a sua marca.


Falando nisso…

3. Instigue o seu consumidor a criar conteúdo

Já sabemos que os fãs da Netflix adoram passar horas assistindo séries favoritas. Agora, imagine como seria para a marca ter que criar conteúdo na mesma velocidade em que o público consome as produções…

Aqui temos mais um ponto forte da Netflix: ela faz um trabalho tão bem feito, que acaba instigando o público a criar conteúdo! Isso mesmo!

Para fortalecer o seu negócio, conquiste os prosumers, ou seja usuários engajados que produzem conteúdo para favorecer a marca que admiram.

4. Interaja nas redes sociais

Quem consegue deixar passar batido um post da Netflix? A gente sempre sabe que a marca surpreende a cada publicação. Isso porque a equipe de social media aproveita todas oportunidades de engajamento. Um dos exemplos é o vídeo em que atores principais de séries aparecem apresentando “Os 10 mandamentos da Neflix”, além de outras campanhas, como a que Inês Brasil protagonizou para divulgar a série “Orange Is The New Black” ou a ação de “O Demolidor” com uma imagem que simula alarmes de despertador para que o público não esquecesse da estreia.

Mais que criar um perfil nas redes sociais, é preciso ser ativo e interagir de forma bem próxima e personalizada, até mesmo quando alguém se mostrar insatisfeito com a sua marca, encontre uma forma de resolver a situação com soluções que revertam insatisfações.

5. Encante seus seguidores

A Netflix acerta com muita maestria quando oferece um mês de assinatura gratuita. Mais que a chance de experimentar, é também um jeito de encantar o público.

Como você pode se inspirar? Atraia e fidelize seus clientes com ofertas que prospectem futuros negócios, como testes gratuitos, conteúdo exclusivos, brindes promocionais, consultorias e outras soluções.

Agora que você aprendeu as lições de marketing digital da Netflix, que tal começar a praticá-las e ganhar mais destaque no mercado e nas redes sociais? Aproveite e compartilhe o nosso artigo nas suas redes sociais. Mãos à obra!